Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

À moda das Lentes câmeras para Smartphones

À moda das Lentes câmeras para Smartphones
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Saiba o que os fabricantes de câmeras digitais estão fazendo para voltar ao mercado. A moda agora para quem ama tirar fotos em seus Smartphones são as lentes câmeras que se ajustam a câmera de seu Smartphone melhorando consideravelmente a qualidade de imagens e recursos.

Fabricantes de Smartphone e fabricante de câmeras digitais são aliados no mercado consumerista, certo? Errado! Como atualmente as câmeras de Smartphones estão cada vez mais avançadas, com tecnologias que permitem uma imagem de alta qualidade e melhoram a cada novo modelo lançado no mercado, os fabricantes de Smartphones estão engolindo grande parte do mercado que anteriormente eram ocupados pelos fabricantes de câmeras digitais. Os consumidores de câmeras digitais de antes, agora estão tirando fotos e fazendo vídeos com seus Smartphones e fica ate mais cômodo carregar dois em um, do que dois aparelhos no bolso.


A tendência do mercado de câmeras digitais é que caia ainda mais, haja vista que as pessoas estão se habituando a tirar suas fotos em seus Smartphones (que são verdadeiros computadores de mão) e postam instantaneamente nas redes sociais. Os antigos álbuns fotográficos não são mais usados e em seu lugar sugiram os álbuns das redes sociais e os dispositivos de armazenamento de dados (cartões de memoria, pen drive, HD e etc.). A evolução das câmeras dos Smartphones que a cada dia ganham mais tecnologia e qualidade de imagem também ajudou na queda do mercado de câmeras digitais. E agora com à moda do Selfie que já ganhou ate um aliado, o Pau de Selfie, as câmeras digitais estão caindo no desuso.


Grandes marcas de câmeras digitais como, Sony e Olympus, já estão sentindo essa perda de mercado na pele. As vendas de câmeras digitais caíram bastante de alguns anos pra cá. Basicamente os consumidores de câmeras digitais de hoje são fotógrafos profissionais e as vendas se resumem as câmeras profissionais.

 

O mercado das lentes câmeras


Os grandes fabricantes de câmeras digitais, como Sony e Olympus, estão apostando suas fichas em uma tendência que vem tendo bastante aceitação no mercado. Um acessório para Smartphones, lentes câmeras que se encaixam em seu Smartphones fazendo seu aparelho se transformar em uma verdadeira câmera digital profissional, ou quase. É como diz o proverbio americano, “Se não pode derrotá-los, junte-se a eles”.

À moda das Lentes câmeras para Smartphones


Essa tendência das lentes câmeras para Smartphones começou em 2013, com a Sony, que inovou ao  lançar um novo conceito de câmeras com as suas QX-serie (QX10 e QX100), câmeras tipo lentes para Smartphones.  QX-serie são lentes que são acopladas aos aparelhos e se conectam através das tecnologias WiFi, NFC ou Bluetooth (para os aparelhos que não têm NFC) em qualquer Smartphone. Essas lentes ampliam a capacidade de fotografia de seu Smartphone e garantem fotografias com melhor qualidade de imagens do que as proporcionadas pela câmera de seu Smartphone. Em 2014 a Sony atualizou a sua linha com os novos modelos Sony QX30 e a Sony QX1 (essa última compatível com o acessório E-mount).  Uma característica dessas lentes câmeras que chamam a atenção e a possibilidade de se registra imagens mesmo quando as lentes não estão acopladas ao Smartphone, através do funcionamento via WiFi e NFC, gerando novas possibilidades de registros de imagens. Isso só é possível por que essas lentes câmeras tem o seu próprio obturador, independente da câmera do Smartphone.

 À moda das Lentes câmeras para Smartphones

 

Olympus entra no mercado das lentes câmeras

Sony se manteve firme no mercado, como única fabricante de lentes câmeras de fixação a Smartphones, ate o inicio de fevereiro de 2015, quando a Olympus, de olhe nesse mercado, anunciou a Olympus Air A01A Olympus Air A01 usa um sensor Live MOS micro quatro-terços que permite tirar fotos de ate 16 magapixels. Resumindo, ela transforma seu Smartphone em uma câmera de 16 magapixels com lentes intercambiáveis. Com um pouco de atraso, a Olympus enxergou o mercado promissor das lentes câmeras para Smartphones e não poderia ficar de fora e perder mercado para a Sony.

 À moda das Lentes câmeras para Smartphones

 

Design e Usabilidade da lente câmera Olympus Air A01

É obvio que a Olympus copiou a ideia da Sony, pois a essência do dispositivo é a mesma: uma lente tipo câmera de forma cilíndrica que se encaixa ao Smartphone, substituindo sua câmera, melhorando consideravelmente a qualidade de imagens capturada pelo Smartphone e controlada por este. A Air também possui o seu próprio obturador, independente da câmera do Smartphone. Mas a Air A01 é um dispositivo muito mais agradável de usar, pois são mais modernas e aprimoradas do que as QXs da Sony.


Menor e mais leve, a Air A01 conta com as dimensões de 57,1mm de largura por 43,6mm de altura e  um peso de 147g. Comparando com as medidas da QX1, que tem 74 mm de largura por 53 mm de altura e pesa 215g, não há uma diferença muito grande, mas quando você vai guarda-la no bolso ou na bolsa, ou encaixa-lo em um Smartphone pequeno e fino esses milímetros e peso a menos fazem toda diferença.

À moda das Lentes câmeras para Smartphones

 


Air A01 também possui um grande e oval emborrachado botão obturador na parte superior do seu corpo. As câmeras lentes QXs também usam um botão obturador, só que bem menor e do lado esquerdo do seu corpo.

À moda das Lentes câmeras para Smartphones


O Smartphone quando acoplado na Air A01 fica em uma posição de 45 graus da câmera, permitindo assim uma posição confortável ao tirar suas fotos, ao nível do peito ou a altura de cintura. Já nas QXs, quando acopladas ao Smartphone este fica em uma posição perpendicular, ou seja, para tirar fotos o ideal é posicionar o aparelho na altura dos olhos. Uma mudança pequena de posicionamento do Smartphone da Air em relação às QXs, mas que faz a Air se torna muito mais confortável de usar.


A peça da Air A01 onde se fixa o Smartphone é auto ajustável, podendo se adaptar a Smartphone  maiores e menores. De acordo com representantes da Olympus, o modo ajustável maior pode encaixar um iPhone 6 Plus e outros dispositivos como tables (como o Samsung Galaxy Note 4), enquanto no modo menor pode ser ajustável a um iPhone 6 e outros Smartphones menores. Resumindo, a Air A01 pode se ajustar a Smartphones dos mais variados tamanhos.


Mas a exemplo das QXs, a Air A01 também pode ser usada sem necessariamente está acoplada ao seu Smatphone, dede que esteja dentro do alcance do WiFi do seu Smartphone. Isso significa que você pode posicionar a Air A01 em qualquer lugar, ate em um Pau de Selfie, e tirar fotos ou gravar vídeos a parti do Smartphone. Você pode tirar as fotos sem tocar na Air A01.

À moda das Lentes câmeras para Smartphones


As fotos e vídeos na Air A01 são armazenadas em um cartão de memoria MicroSD / SDHC na própria lente e podem ser transferidos ao seu Smartphone sem necessidade de cabo de dados, via Bluetooth e Wi-Fi. A bateria da lente Air pode ser recarregada através de uma porta micro USB que fica na parte traseira da lente.


O processo para emparelhar seu Smartphone com a Air é bem simples, via Bluetooth e Wi-Fi e configurando no aparelho. Você pode até mesmo ler um código QR para preencher automaticamente as configurações, facilitando a vida do usuário.


Depois de emparelhado no Smartphone, todo o processo de comunicação entre a Air e o Smartphone será feito através dos aplicativos disponibilizados pela Olympus. O aplicativo principal é o OA.Central, e é através dele que você ira baixar e gerenciar os outros sete aplicativos. Veja abaixo os outros sete aplicativos e suas funções:

 

  • OA.ModeDial: Controle total sobre a velocidade do botão obturador e abertura
  • OA. Clips: filmar e editar filmes curtos exibe, e adicionar música de fundo.
  • OA. PhotoStory: versão Air de modo PhotoStory existente da Olympus
  • OA. ArtFilter: Fornece 14 filtros artísticos e 9 efeitos de arte
  • OA. ColorCreator: controle para ajusta a cor, saturação e brilho.
  • OA. Genius: altera entre modos diferentes de disparos de fotos, conta com seis disparos diferentes, com diferentes efeitos de cor e etc.
  • OA. Viewer: Exibi e edita fotos, seja no cartão MicroSD ou no seu Smartphone.


Todos esses detalhes da Air A01 da Olympus fazem com que ela se destaque em relação à linha das QXs da Sony, mostrado que ela não veio ao marcado à toa, veio para competir e superar as QXs. O mercado das lentes câmeras para Smartphones é promissor e ainda se espera mais lançamentos neste seguimento de mercado, por isso, não sabemos até quando a Olympus se manterá no topo das lentes câmeras, mas poderá ser um reinado curto.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Ficou com alguma duvida? Conhece outras lentes? Deixe seu comentário logo abaixo!

Quer ajudar a manter esse Blog no ar? Faça uma doação através do Pagseguro clicando no ícone logo abaixo!

Grande abraço a todos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário aqui: