Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

Celulares com Biometria - Leitura de íris

Celulares com Biometria - Leitura de íris
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A biometria é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço e esta sendo muito usada por fabricantes de Smartphones. As gigantes Apple e Samsung estão abusando desta tecnologia em seus Smartphones e estão fazendo ate a leitura de íris. Celulares com biometria, essa é a moda do momento.

Celulares com Biometria - leitura de Íris

O iPhone 5s da Apple trouxe duas tecnologias importantes que o seu principal rival, Samsung Android, não possui. Um processador de 64 bits e um scanner de impressões digitais. O Samsung Galaxy S5, o top da Samsung e principal rival do iPhone 5s poderia ate copiar essas tecnologias, mas preferiu inovar e trazer uma tecnologia ate então mais conhecida nos filmes de ficção cientifica. A biometria em Smartphones então se tornou a onda do momento

Diante dessas novas tecnologias da rival a Apple, a Samsung se viu pressionada a inovar na sua linha de smartphones e o próximo Galaxy S5 ao invés de digitalizar sua impressão digital, ira digitalizar sua íris. Isso mesmo, a gigante sul-coreana de tecnologia está se preparando para fazer a leitura de íres em seu próximo smartphone (scanner de íris) e se torna o Smartphone com Android mais avançado do mercado. Com isso a Samsung pretende incorpora a biometria como forma de identificação proporcionando mais segurança ao usuário.

De acordo com o vice-presidente Executivo da Samsung Lee Young Hee, o Samsung Galaxy S5 poderá, já na sua próxima versão, vir com um scanner de íris. Se os proprietários do iPhone 5s usam suas impressões digitais para desbloquear seus aparelhos, os compradores do Galaxy S5 poderão usar seus globos oculares para desbloquear o Galaxy S5.

Scanner de impressão digital não é uma ideia nova e nem a Apple foi a primeira a utilizar, varias empresas utilizam essa tecnologia para identificar as pessoas e ate existem outros smartphone com essa tecnologia no mercado. Mas a leitura de íres já é uma tecnologia que, por enquanto, só vemos em filmes e com isso a Samsung iria inovar no mercado de Smartphones.

O Samsung Galaxy S4 já vinha com uma série de recursos de eye-tracking (Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa), como o “Smar Stay” (impede o telefone de escurecimento quando você estiver olhando para ele) e o “Smart Scroll” (rolagem de pagina web para cima ou para baixo usando os movimentos de sua cabeça), mas nem sempre esses recursos funcionam e foram encontradas algumas falhas pelos revisores.

O scanner de impressão digital da Apple apesar de ter sido bem aceito pela maioria dos críticos, também tem se tornado alvo de alguma criticas, mas continua com status de superior e mais aceito entre os consumidores em termos de segurança.

 

Pagamentos com Smartphones através da biometria

A biometria continua a ser uma área de grande exploração para os fabricantes de Smartphones, tanto em relação à segurança dos aparelhos e com forte tenência para pagamentos moveis.  Antes do lançamento do iPhone 5s os analistas disseram que a Apple estava planejando associar a nova tecnologia de scanner de impressão digital com um sistema de pagamento móvel. A loja da Apple o iTunes possui mais de 500 milhões de números de cartões de credito vinculados a sua conta e o iPhone poderia eventualmente substituir esses cartões que  são vinculados. Se a tecnologia iBeacon da Apple for bem aceita pelo comercio, um iPhone com scanner de impressão digital pode ser uma alternativa melhor e mais segura, pois a biometria é um dos métodos mais seguros de identificação, do que um cartão de credito convencional. 

O Google já possui um sistema de pagamento móvel, o Google Wallet, mas não vem obtendo êxito nessa área, apesar do emprenho que a gigante de buscas da internet vem desenvolvendo nesse sistema. Alguns críticos já rotularam o sistema como fracassado, mas, no entanto, o Google permanece insistindo e vem incluindo melhorias no Google Wallet como na mais recente versão do Android.

O problema do sistema de pagamento móvel do Google está em seus suportes hostis, pois o seu parceiro de hardware (Samsung) não possui uma tecnologia segura de biometria e também falta de tecnologia NFC entre os comerciantes. Ao contrario da Apple que controla todo o iPhone tanto o hardware quanto o software estando melhor equipada para impulsionar um sistema de pagamento móvel. Se o scanner de impressão digital da Apple realmente vier a se tornar um sistema de pagamento móvel, a Apple teria grande vantagem em relação a Google. Mas se a tecnologia da Samsung de Scanner de íris realmente vier a se concretizar o Google ficará em pé de igualdade com um possível sistema de pagamento da Apple.

A tecnologia da biometria de dados em Smarphones parece ser a grande tendência do momento e para o futuro, não só em relação à segurança do usuário para a proteção de seus dados pessoais, mas também como uma alternativa para pagamentos com o Smartphone.

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Ficou com alguma duvida sobre a biometria em Smartphones? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário logo abaixo!

Quer ajudar a manter esse Blog no ar? Faça uma doação através do Pagseguro clicando no ícone logo abaixo!

Grande abraço a todos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também:

Artigos Relacionados