Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

O primeiro celular com câmera do mundo

O primeiro celular com câmera do mundo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Você consegue imaginar um celular sem câmera hoje em dia? Ou melhor, hoje em dia você compraria um celular sem câmera integrada? Mas qual foi o primeiro celular com câmera do mundo? Há uma divergência com relação a este questionamento. Para alguns, o primeiro celular do mundo com câmera é o J-SH04 da Sharp. Para outros, o primeiro celular com câmera foi lançado pela Samsung, o SCH-V200.

Mas e ai, qual o primeiro celular com câmera do mundo?

Os dois modelos foram lançado no ano 2000 e mudaram a história dos aparelhos celulares. Hoje em dia é muito difícil encontrarmos um celular a venda nas lojas sem uma câmera digital integrada, e se tiver, com certeza a preferencia dos consumidores será por aquele que tiver a câmera de melhor qualidade. Os dois primeiros modelos de celulares com câmera lançados não se comparam nem de longe com os celulares com câmera de hoje em dia, pois suas câmeras possuíam baixíssima qualidade e poucos recursos.

 

O SCH-V200 da Samsgung

O primeiro celular com câmera do mundo

O celular SCH-V200 da Samsung foi o primeiro dos dois modelos mencionados a ser lançado, em junho de 2000 na Coreia do sul e vinha com uma câmera digital de 350.000 pixels (0,35 megapixels) embutida na parte traseira. Além disso, possuía capacidade para armazenar 20 fotos e um display TFT-LCD de 1,5 polegadas. Mas, segundo alguns sites, para poder visualizar as fotos era preciso conectar a um computador por um cabo de dados. Isto por que os componentes da câmera digital não eram ligados diretamente à função do celular. Era um celular e uma câmera digital unidos em um mesmo objeto, mas não conectados internamente.

 

O J-SH04 da Sharp

O primeiro celular com câmera do mundo

Por conta dessa falta de conectividade interna, muitos consideram que o primeiro celular do mundo com câmera digital integrada foi o J-SH04 da Sharp. Fabricado pela Sharp e comercializado pela J-Phone (hoje denominada de SoftBank Móvel), o celular J-SH04 foi lançado em novembro de 2000 no Japão, mas só chegou às lojas no ano seguinte. Possuía câmera integrada na parte traseira e tirava fotos com resolução de 110.000 pixels (equivalente a 0,11 megapixels), display TFT colorido de 256 cores, E-mail cliente, pesando 74 g e dimensões de 127 × 39 × 17 mm.

Especialistas no assunto afirmam ser o J-SH04 da Sharp, oficialmente o primeiro celular com câmera do mundo, pois, apesar de ter sido lançado após o SCH-V200 da Samsung, este tinha câmera, mas não integrada à função do celular e sendo assim não poderia enviar fotos diretamente do celular. Diferentemente do J-SH04 da Sharp que poderia tirar fotos e envia-las diretamente do celular. E essa função, segundo os especialistas, seria o ponto de origem de um celular com câmera digital integrada.

Nos anos seguintes, a maioria das marcas de aparelhos celulares lançaram suas versões de celular com câmera integrada e a cada ano que passava mais qualidade ganhavam as câmeras dos celulares, passando também a integra, além da função de tirar fotos, a função de gravar vídeos.    

Em novembro de 2002 a Sanyo lançou nos EUA o SCP-5300. Com câmera digital integrada de 0,3 megapixels, capturava imagens em 640 x 480 pixels, flash básico, controle de equilíbrio de branco, temporizador automático, zoom digital, e vários efeitos de filtro como sépia, preto e branco, e as cores negativas.

Continuando a nova tendência de celulares com câmera integrada, em julho de 2004 foi lançado nos EUA, nas lojas da Sprint o PM8920. Fabricado pela Audiovox, o PM8920 possui uma câmera de 1.3 megapixels capaz de capturar fotos de 1280 x 960 pixels de resolução. Possui um built-in flash, auto temporizador, zoom digital de capacidade de ate 8x, uma variedade de configurações, incluindo uma opção multi-shot para tirar oito fotos rápidas sequenciais e um display LCD de TFT de 260 cores.

Em 2005 a Nokia lançou o Nokia N90, elevando a câmera do celular a um novo nível, dando a sensação de estar manuseando uma verdadeira câmera de vídeo da época. Além da câmera de 2MP, também teve lentes Carl Zeiss, foco automático, flash LED e função de gravar vídeos. Sua tela rotativa dava a sensação de estar manuseando uma câmera de vídeo da época. Na época que foi lançado era o top dos celulares com câmera.

Em 2006 a Sony Ericsson lançou o Sony Ericsson K800i com uma câmera digital Cyber-shot da Sony de 3.2MP com foco automático, estabilização de imagem e um Xenon Flash. Foi lançado para tomar o lugar do Nokia N90.

Em 2007 a Samsung lançou o primeiro celular com câmera de 5-megapixel, lente Carl Zeiss, gravação de vídeos em 30 quadros por segundo e permaneceu como celular com câmera de alta qualidade por vários anos.

O sucesso dos celulares com câmeras digitais integradas foi tão grande que a cada ano que se passava, novos modelos surgiam com câmeras cada vez mais avançadas e novos recursos. Por conta da constante evolução das câmeras de celulares, algumas marcas de câmeras digitais foram à falência por não ter mais saída no mercado. Não tem quem queira comprar mais uma câmera digital, pois se o consumidor pode ter um celular e uma câmera de qualidade em um só aparelho, a câmera digital se tornou inútil.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também:

Artigos Relacionados