Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

O que é o Firefox OS?

O que é o Firefox OS?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O Firefox OS chegou com tudo para botar mais lenha na disputa do mercado de Smartphones. Entre a briga de gigantes Android e iOS da Apple, o Firefox OS vem ganhando seu espaço e conquistando seus fãs. Mas o que é mesmo esse Firefox OS?

Firefox OS é um novo sistema operacional para smartphones desenvolvido pelo projeto Mozilla Bota to Gecko (B2G), o mesmo que desenvolve o conhecido browser de internet Firefox. Esse novo sistema operacional utiliza um kernel do Linux, assim como o sistema operacional Android, e faz parte de um mecanismo de runtime baseado no Gecko, que permite aos usuários executar aplicativos desenvolvidos inteiramente usando HTML, JavaScript e outras APIs abertas para aplicações web.

Firefox OS está sob intenso desenvolvimento pela comunidade de desenvolvimento Mozilla.

 

A arquitetura do Firefox OS é dividida em três componentes principais:

Gonk: o "sistema operacional em si" de baixo nível B2G. Em termos gerais, consiste em um kernel Linux e uma camada de abstração de hardware.

Gecko: podemos dizer que é o ambiente de tempo de execução. No Gecko são implementações HTML, CSS e JavaScript e permitem que essas interfaces executem corretamente em diferentes sistemas operacionais. Significa que o Gecko consiste em uma série de elementos gráficos, um motor de renderização, uma máquina virtual para JavaScript, entre outras coisas.

Gaia: A interface gráfica do sistema operacional. Tudo o que aparece na tela desde o momento que o B2G inicia, é parte da Gaia. Ou seja, aplicações, tais como a tela de bloqueio, discador, aplicativo de mensagens de texto, etc, são parte da Gaia. Esta interface gráfica é escrita inteiramente em HTML, CSS e JavaScript.

Apesar de ser um sistema operacional mobile baseado em Linux e ter muitas características do Android, o Firefox OS não é Android e não utiliza a plataforma Google Play de aplicativos. O Firefox OS é realmente um novo sistema operacional completamente independente com seus próprios aplicativos específicos.

Esse é um detalhe interessante, mas obviamente no início a oferta de aplicativos na “Phone for Apps”, a loja de aplicativos do Firefox OS, ainda será bem inferior à da concorrência, mas para sanar isso, existe a fácil portabilidade para os desenvolvedores que possuem aplicativos HTML5 em as outras plataformas converterem eles para o Firefox OS.

Com certeza esse será um grande sistema operacional para smartphones, afinal quem irá duvidar da mesma equipe que desenvolveu o primeiro grande browser que iniciou a queda da hegemonia do Internet Explorer?

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Ficou com alguma duvida sobre o Firefox OS? Deixe seu comentário logo abaixo!

Quer ajudar a manter esse Blog no ar? Faça uma doação através do Pagseguro clicando no ícone logo abaixo!

Grande abraço a todos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também:

Artigos Relacionados