Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Saiba neste artigo como recuperar arquivos perdidos durante a formatação do HD de seu computador e também conheça um pouco de sua historia e seu funcionamento.

Formatação de HD é um termo muito conhecido entre técnicos de informática e pessoas que tem mais intimidade na área de computação. Muitas pessoas sem o conhecimento necessário tentam formatar o HD e acabam perdendo arquivos importantes armazenados no HD e, dependendo da importância desses arquivos perdidos, isso pode se tornar um grande problema. Atualmente existem várias ferramentas poderosas para recuperar arquivos de HD formatado, tecnicamente

conhecido como “Disco Rígido”, das quais citaremos algumas no decorrer deste tutorial.  Más antes vejam o que é e como funciona um HD.

O que é um HD (Disco Rígido)

Disco Rígido, ou HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive), foi criado pela IBM no ano de 1956, más foi apresentado somente aos 16 de Setembro de 1957.  Era constituído de 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, suportava 100 caracteres alfanuméricos cada disco, e tinha capacidade de 5 megabytes, considerado um feito incrível para a época.  O disco recebeu o nome de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control), medindo 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centímetros de largura e 73,66 centímetros de altura.  Já no ano 1973 a IBM criou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. No início da década de 1980, a mesma IBM fez uso de uma versão Pack de discos de 80 megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine. Os discos rígidos foram criados originalmente para serem utilizados em computadores em geral e é considerado o coração da máquina, responsável pelo armazenamento de dados em massa, inclusive, sistema operacional (O.S).  O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações permanecem intactas mesmo quando o computador é desligado. Desde a sua criação foram utilizados vários tipos de interfaces para discos rígidos, a exemplo temos: IDE/ATA Serial ATA ou SATA, SCSI, FIBRE CHANNEL e SAS, sendo o Serial ATA ou SATA, a interface mais utilizada para HD´s na atualidade.

Como funciona o HD?

Os dados são gravados no disco rígido através de magnetismo por intermédio de uma cabeça de leitura e gravação de dados que utiliza um eletroímã para gravar o disco, este eletroímã é minúsculo e preciso capaz de gravar trilhas medindo menos de um centésimo de milímetro de largura, podendo estes dados ser, posteriormente, apagados total ou parcialmente do HD.

 O que é a formatação de HD?

  A formatação de um disco magnético é realizada para que o sistema operacional possa gravar e ler dados no disco, e consiste em criar setores e trilhas que variam de acordo com o estilo de formatação.  Os sistemas de arquivos mais utilizados foram desenvolvidos pela Microsoft Windows, e são denominados de: NTFS, FAT32 e FAT.  O Ntfs foi introduzido a partir do Windows NT e trouxe novos recursos, aumentando a capacidade de armazenamento dos discos rígidos por utilizar setores menores e em maiores quantidades que os formatos dos sistemas anteriores, o Fat, Fat16 e Fat32.

Quando devemos formata o HD?

A formatação do disco rígido deverá ser efetuada se o computador apresentar um dos seguintes problemas: lentidão, falha na inicialização de drivers e aplicativos e erro de iniciação do Windows. Vale ressaltar que nos casos de erro na inicialização de programas e drivers, você poderá resolver o problema desinstalando e reinstalando os programas e drivers, se os erros persistirem, você ainda poderá recorrer ao serviço de restauração do sistema, que você encontrará disponível no painel de controle do Windows. Esta opção lhe permitirá restaurar o Windows para um estado anterior disponível nos pontos de restauração guardados pelo sistema, lembrando que ao utilizar este serviço, o Windows voltará a ser como era na data do ponto de restauração, ou seja, todos os dados que foram acrescentados ao computador daquela data até a data atual, serão perdidos.

Muitas pessoas ao formatar o HD, esquecem-se de fazer o backup dos arquivos armazenados do Disco e ao termino do processo de formatação todos os arquivos contidos no disco são perdidos. Para que você não perca seus arquivos, é necessário que seja realizado um Backup dos dados do disco rígido antes de qualquer iniciativa.

Mas se você, por erro ou falta de conhecimento, não fez o backup antes de iniciar a formatação do HD e perdeu todos os arquivos armazenados nele, não se desespere você ainda pode recuperar arquivos de HD formatado através de programas específicos para essa tarefa e nos do Celular Com Camera lhe ensinaremos a fazer isso. Não garantimos que você vai recuperar 100% dos arquivos perdidos, mas grande parte dos arquivos perdido será recuperada.

 Programas para recuperar Arquivos de HD formatado

Agora veremos como recuperar arquivos de HD formatado através de programas especializados, destacando uma lista de programas abaixo:

  1. Recuva                                                             6. Lazesoft Data Recovery
  2. DiskDigger                                                       7. Wise Data Recovery
  3. PhotoRec                                                        8. Glary Undelete
  4. iCare Data Recovery Free                              9. Data Recovery Wizard Free
  5. Power Data Recovery                                    10.Undela

  

Dentre as ferramentas acima citado, resolvemos utilizar uma ferramenta simples e fácil de usar o RECUVA, disponível para download no endereço eletrônico: www.piriform.com/recuva. O Recuva possui uma versão gratis e outra paga, mas a versão gratis atende muito bem as necessidades de recuperação de HD formatado. O que diferencia o RECUVA das demais é a usabilidade, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de informática pode utilizar esse programa. Veja abaixo o passo a passo para recuperar arquivos de HD formatado com o RECUVA.

você pode usar esse mesmo processo para recuperar arquivos excluidos da lixeira do seu computador

Após baixar o programa, execute o arquivo para instalar o Recuva, siga as opções do assistente do Recuva até a concluir a instalação.

Com o programa em execução, siga o exemplo conforme imagens abaixo. Conforme a segunda imagem abaixo, selecione o HD que deseja recuperar os arquivos, o qual geralmente é representado pelo conjunto: “C:", porém poderá esta representada por outra letra, a exemplo da imagem abaixo que exibe a unidade “E”, em seguida acione o botão “Avançar” para que o programa faça uma varredura no disco conforme imagem abaixoe.  

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona 

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona

O programa encontrará os arquivos classificando-os com cores de acordo com o grau de integridade do arquivo e possibilidade de recuperação. Os arquivos representados na cor verde significam em bom estado e Vermelho para arquivo em estado ruim ou arquivo corrompido. O primeiro circulo da imagem abaixo mostra a coluna de marcação dos arquivos a serem recuperados. No circulo de nº 2 indica os arquivos irrecuperaveis. O circulo de nº 3 indica os arquivos em bom estado e que podem ser recuperados. No local do circulo de nº 4 aparecerar a imagem do arquivo selecionado e suas informações. O circulo de nº 5 indica o local onde você tem que clicar para recuperar os arquivos.

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona

Marque o quadrinho que representa o nome de cada arquivo que você deseja recuperar, conforme verificamos na imagem acima e em seguida clique na opção “Recuperar”, localizado no canto inferior direito do programa, conforme imagem acima.                

Durante processo de recuperação, o programa perguntará onde você quer salvar os arquivos recuperados, selecione a pasta de sua preferencia ou crie uma nova pasta, pressione “OK”, e o programa irá fazer o backup dos dados que você selecionou. 

Conforme imagem abaixo, você pode escolher um processo de recuperação mais profunda, mas será um pouco mais demorado.

Recuperar arquivos de HD formatado e entendendo como funciona

Apos concluir o backup abra a pasta em que você salvou os arquivos e veja se o programa foi bem sucedido na recuperação dos dados.   Vale ressaltar que o processo de recuperação do RECURVA     pode ser usado em HD Externo e Pen drive. Como falamos anteriormente, o processo não garante 100% na recuperação dos arquivos, mas a grande maioria você conseguirá recuperar através do RECUVA.

Lembrando que você pode usar esse mesmo processo para recuperar arquivos excluidos da lixeira do computador.

Essa foi nossa dica para recuperar arquivos de HD formatado.

Um grande abraço a todos e até a proxima.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também:

Artigos Relacionados