Novas Tecnologia sobre celulares você encontra aqui!

Confira os colaboradores do nosso BLOG!

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Neste Artigo você vai saber o que é o Root, como fazer o Root em seu Android e quais as suas vantagens e desvantagens. Continue lendo e aprenda a fazer o Root em seu android. O termo Root não é muito conhecido entre a maioria dos usuários de Smartphones e tablets Android, mas para desenvolvedores, fãs e fanáticos dos gadgets Android esse termo já é bem familiar. O termo Root vem do inglês e significa “Raiz”.

Quando falamos em fazer Root em seu Android, significa ter acesso irrestrito ao sistema do dispositivo, um superusuario do sistema, poder fazer alterações na “RAIZ” do sistema operacional Android. significa dizer que você poderá fazer alterações no sistema operacional do seu Android

Por padrão todos os dispositivos com Android saem de fabrica com acesso limitado ao sistema, ou seja, por mais que você possa fazer alterações no seu dispositivo, você só pode fazer as alterações que o fabricante permitir. Essa limitação se dar por diversos motivos, mas os principais são: para proteger o sistema do dispositivo, evitando que usuários leigos excluam ou modifiquem por engano algum arquivo que possa prejudicar o sistema ou ate mesmo inutilizar por completo e evitar que aplicativos maliciosos possam dominar seu dispositivo ou ate mesmo danifica-lo.

 

Quais as vantagens e desvantagens de se fazer o Root no Android?
 

Como todo processo, fazer root em seu Android tem suas vantagens e desvantagens, e falaremos delas para que você possa analisar se realmente vale apena fazer o root no seu Android ou se é perda de tempo. Ao final deste Artigo ensinaremos um processo simples e fácil de liberar o acesso Root no Android. Vamos começar com as vantagens de se fazer o Root no Android.

 

Vantagens de se fazer Root no Android
 

  • Possibilidade de instalar uma versão mais atualizada do Android, ou ainda não liberada pelo fabricante.
  • Possibilidade de instalar atualizações não oficiais e ROM’s totalmente personalizadas para seu Android (Essas versões alternativas trazem funções diferentes daquelas que se vêem mais frequentemente nos smartphones e tablets).
  • Possibilidade de instalar aplicativos que só funcionam em dispositivos Rooteados. O Google Play Store possui milhares de aplicações para download e muitas destas aplicações só funcionam em aparelhos roteados porque necessitam ter acesso a determinadas funções bloqueadas pelo sistema.
  • Possibilidade de excluir aplicativos inúteis instalados pelos fabricantes e operadoras de telefonia (aplicativos de fabrica), liberando mais espaço da memoria interna.
  • Possibilidade de personalizar o desempenho da bateria de acordo com suas necessidades, aumentando a durabilidade da bateria.
  • Possibilidade de fazer o backup completo do dispositivo e rastreamento do sistema.
  • Possibilidade de melhorar o desempenho do seu dispositivo através de alterações no
  • Kernel e realizando o overclocking do processador.

 

Desvantagens do se fazer o Root no Android
 
  • Perda da garantia pelo fabricante. Ao fazer Root no Android, perde se a garantia do aparelho, pois, a maioria dos fabricantes de smartphnes, tablets e dispositivos moveis em geral com Android, possuem clausula de perda da garantia caso seja feito Root no Android.
  • Maior vulnerabilidade ao ataque de malwares, já que o sistema está totalmente liberado pelo Root. Isso não quer dizer que ele estará mais propenso a ser infectado por malwares, mas sim, que se algum malware infectar o seu dispositivo, ele terá um maior controle sobre o sistema.
  • Possibilidade de danificação ou inutilização do sistema por alterações perigosas. Com o Root você tem acesso a arquivos fundamentais para o funcionamento do sistema e alterar esses arquivos é um risco para pessoas inexperientes.
  • Possibilidade de danificação do sistema durante o processo de realização do Root. O processo de realização do Root nem sempre é igual em todos os aparelhos e realizar o processo incorreto pode danificar ou ate inutilizar seu aparelho.
  • Problemas com atualizações. Muitos fabricantes interrompem a liberação de atualizações do sistema via OTA em dispositivos com acesso root. Então se isso ocorre você terá que fazer esse processo manualmente se quiser ter acesso a uma nova versão do Android.

 

Aprenda agora como fazer o Root em seu Android
 

Agora que você já sabe o que é o Root, conhece suas vantagens e desvantagens e julgou que realmente necessita do acesso Root em seu Android, iremos ensina-lo a fazer o Root em seu dispositivo Android agora em um passo a passo.

O processo de "rootar" ainda pode variar bastante de acordo com modelo e marca do seu gadget Android, mas iremos ensina-los um processo simples e fácil que funciona na grande maioria dos dispositivos com Android, utilizando um programa chamado kingo Android Root. Você só precisará de um computador com acesso a internet e um cabo de dados para conectar o seu dispositivo Android ao computador.

Passo 1. Baixe o programa kingo Android Root no site oficial, www.kingoapp.com e instale o programa no seu computador.

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

Passo 2. Conecte o seu dispositivo Android ao computador através do cabo USB e ligue o modo de DEPURAÇÃO USB no seu Android.

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

Passo 3. Clique no ícone do programa instalado no seu computador e espere o programa reconhecer seu Android. Não esquecer de ligar o modo de depuração USB!

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

Passo 4. Após seu Android ser reconhecido clique na opção Root, conforme imagem abaixo e espere o processo ser finalizado.

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

 

Durante o processo de realização do Root aparecerá em seu dispositivo Android uma mensagem perguntando se deseja permitir o acesso Root, escolha PERMITIR. Se ao final desse processo aparecer em seu computador à mensagem “ROOT CUCCEED,” significa que tudo correu bem.

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

Com esse mesmo processo você poderá desfazer o Root em seu Android. Basta conectar novamente seu dispositivo no computador e quando o kingo Android Root reconhecer o dispositivo vai perguntar se você quer remover o Root ou fazer o Root novamente.

Saiba como fazer o Root em seu Android e quais suas vantagens e desvantagens

 

Essa é apenas uma das maneiras de se ter o acesso Root em seu Android. Se você não conseguiu fazer o Root com o Kingo Android Root, o que é pouco provável acesse o site ready2root.com, lá está catalogado varias formas de se fazer o Root em dispositivos de diversas marcas e modelos, ate os modelos mais antigos é só encontrar o seu.

 

Outras perguntas sobre o Root

Posso fazer Root no meu iPhone?

Não. O processo de Root só se faz em smartphones, tablets e dispositivos moveis que trabalhem com sistema operacional Android.

Em iPhones e iPads da Apple o sistema operacional é o iOS. Mas se por um lado os usuários do Android fazem o Root, os usuários do iOS podem fazer um processo semelhante, o Jailbreak. O Jailbreak é o processo de remoção de certas restrições e limitações postas em pratica pela Apple em todos os dispositivos com sistema operacional iOS.

 

Qual a diferença entre o Root e o Jailbreak?

Com o Jailbreak no iOS, você so consegue fazer alterações superficiais do sistema como, por exemplo, baixar aplicativos que não são da App Store, fazer uso de extensões e temas que a Apple não oferece suporte e etc. Em resumo você não pode fazer alteração no código fonte real do sistema, por ser um sistema de código fechado.

Já o Android é um sistema operacional de código aberto, que permite ao ser Rooteado, fazer alterações profundas, ate mesmo na raiz do sistema, como por exemplo, fazer alterações no sistema operacional ou ate mesmo remover completamente o sistema operacional e substituir por outro.

Pronto, agora é só aproveitar todas as vantagens de se ter o acesso Root em seu dispositivo Android. Espero que esse artigo tenha ajudado a sanar todas suas duvidas sobre o acesso Root no Android. Se você gostou curta nossa pagina do facebook e compartilhe esse artigo.

Ficou com alguma duvida? Conhece algum outro método melhor de fazer o Root? Deixe seu comentário logo abaixo!

Grande abraço galera!

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também:

Artigos Relacionados